15 de maio de 2022: Dia do Assistente Social.
- SADOQUE
- 15 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
A gente se prepara para o quê, ou diríamos, para quem? Quando me matriculei no curso de Serviço Social, na verdade iria para Comunicação Social; alguém me disse: por que você não faz Serviço Social, é a tua cara, eu não dei importância, outra pessoa me disse, reforçando o que a outra falou e uma sem saber que a outra havia dito, elas foram as Irmãs: Ana Aparecida, e Jacira Queiroz. E daí me matriculei no curso que realmente diz muito do que vivi até aqui, e não me arrependo.

Tenho uma professora de tirar o fôlego, colegas de turma de tirar o fôlego, e a irmã Ana Aparecida, de tirar o fôlego e puxar orelha! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 São vários socos no estômago levado a cada aula, vários aprendizados que me capacitará conceitualmente para a profissão que condiz com o que tenho como missão de vida.

É realmente desafiador ser aluno de Serviço Social, para descrever uma pouco dessa sensação, trago as palavras de uma Assistente Social (Marcela Silva), a qual ainda não conheço e pontua bem muito do que penso a respeito da profissão:
PARA VOCÊ PROFISSIONAL E ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL Hoje é dia 15 de maio. Dia da/do Assistente Social. Parabenizo àquelas e aqueles que:
1. Não esquecem do conteúdo do seu juramento quando formaram.
2. Não esqueceram que somos trabalhadores que atentem trabalhadores seus filhos e filhas.
3. Incorporaram as práticas de não oprimir, não vigiar, não perseguir ninguém. Isso é ser democrático e ético.
4. Abrem portas para novos colegas seja concedendo estágios para os que estão formação, seja acolhendo um colega que acabou de chegar.
5. Entendeu que nada nem ninguém é maior do que a luta coletiva.
6. Entendeu que as lutas não tem donos.
7. Entenderam que para que a profissão seja respeitada cada profissional de e respeitar-se e respeitar aos colegas.
8. Sonham com outras estruturas e lutam por isso sem agredir ninguém. Sem ofender ninguém. Sem destruir ninguém.
9. Estendem a mão aos colegas.
10. Estão formando o povo através do seu atendimento.
11. Têm coragem de propor mudanças e também têm coragem de acolher o novo.
12. Descobriu que ser assistente social não é um discurso, MAS UMA FORMA DE SER NO MUNDO E FAZÊ-LO DIFERENTE A PARTIR DE ONDE SE ESTÁ.
13. Entendeu que votar é defender a vida de muitas pessoas e não seus interesses particulares e íntimos.
Agradeço a todas e todos as/os assistentes sociais que passaram por minha vida. A maioria me ensinou como ser. Outros, como a não ser. Todos foram importantes. Eis a beleza do movimento dialético da vida. Às minhas professoras, muito obrigada por me darem régua e compasso. Às/aos Discentes que ajudo a formar, que vocês sejam muito melhores do que eu. O mundo, a partir do seu lugar precisa de pessoas, profissionais e lutadores melhores. BATA NO PEITO MAIS FORTE E DIGA: EU SOU ASSISTENTE SOCIAL! 15/05/2022.
Feliz dia!




Comentários