Café com Direitos Humanos celebra aniversário do NUDH em Valéria
- SADOQUE
- 4 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2022
NUDH é a sigla para Núcleo de Direitos Humanos.
No dia 04 de Julho de 2018, participei a convite do coordenador do NUDH, Sérgio Lopes, do Café com Direitos Humanos, para comemorar os 1 ano da chegada e instalação na comunidade, estive neste dia, mais que especial, para mostrar que encontro-me a disposição do NUDH - Núcleo de Direitos Humanos / Valéria, fui recebido pelas estagiárias, Tarcila e Carol, nós, também a serviço da comunidade para garantia de direitos, através de nossos projetos e parcerias, na comunidade de Valéria.

Para comemorar um ano de aniversário do Núcleo de Direitos Humanos (Nudh), instalado no Centro Social Urbano (CSU) de Valéria, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), promoveu, na manhã desta quarta-feira (4), um encontro especial: o 1º Café com Direitos Humanos. A manhã de confraternização e reflexão reuniu alunos e professores de escolas municipais e estaduais da região, Conselho Tutelar, profissionais do CRAS, coordenação do CSU e principalmente, a comunidade. Além disso, também contou com a apresentação da Fanfarra Imperial, uma banda da comunidade que, no início do ano, foi contemplada com novos instrumentos de sopro pela Secretaria.

‘Precisamos fazer da justiça e da igualdade um caminho para a cidadania. Por isso, a importância do papel do Nudh dentro das comunidades vulneráveis, para formar pessoas quanto a seus direitos como seres humanos e articular ações coletivas para a promoção dessa garantia”, completou Maria Fernanda Cruz, coordenadora de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos da SJDHDS.
“ O café de hoje vem multiplicar conhecimento junto aos agentes formadores do CRAS e Conselho Tutelar e, claro, com a população local”, explicou Sérgio Lopes, coordenador do Nudh.
O que o NUDH oferece a comunidade?
O Núcleo atua na formação de grupos afirmativos, como: LGBT, negros, movimento Hip Hop, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, negros, crianças e adolescentes, entre outros. Além de oferecer atendimento psicossocial e encaminhamento para emissão de documentação básica, como CPF, Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e Casamento, de forma gratuita, também realiza orientação e ouvidoria sobre direitos e serviços do Estado; encaminhamento correto de cada caso; recebimento de denúncias e violações de direitos, como discriminações, abuso de autoridade, tortura e violências de qualquer natureza; e mediação de conflitos.
Observação!
O Núcleo de Direitos Homanos - NUDH Valéria, é parte integrate da pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.




Comentários