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Oficina de Dança: introduzida no cotidiano educacional de Crianças e Pré-Adolescentes da Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no bairro de Valéria, Salvador, Bahia, ao longo de 17 encontros

O conteúdo abordado e trabalhado nos encontros foram em sua maior parte prático. O fomento histórico da dança, desde a antiguidade, foi transmitido no processo de interação com os participantes, dialogando com a realidade sociocultural em que eles estão inseridos. A partir daí dinâmicas em grupo nortearam a práxis da oficina, com exercícios técnicos de movimento, equilíbrio, postura e atitude. O corpo como instrumento de expressão individual e coletiva apresentando a identidade aprimorando-as a partir do conteúdo

programático transmitido e/ou ensinado aos mesmos.

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Realizamos a oficina de dança, com 17 aulas de 3 horas cada (totalizando 51 horas), sendo realizados 2 encontros por semana durante 8 semanas contínuas. Foram disponibilizadas 80

vagas para essa oficina. Alcançamos diretamente: 145 pessoas.


Vamos dimensionar os impactos gerados frente as ações desenvolvidas?


  • Oficina de Dança, nº 01, realizada dia 06/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 5º ANO A, do ensino fundamental 1:


Iniciamos a oficina explanando sobre o que vinha a ser o objetivo do projeto na unidade educacional, e do compromisso da oficina com a turma, da importância disso frente a uma educação multidimensional quando a unidade educacional cede seu espaço e apoia integralmente a realização da oficina de dança para o 5º ano.

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Iniciativa, viabilizada pela dedicação dos educadores que atuam nos processos formativos, demonstra como o ambiente escolar pode transcender a sala de aula convencional, tornando-se um palco de descobertas e desenvolvimento integral.


O entusiasmo e a interação genuína dos alunos e alunas – que se engajaram com coragem e curiosidade – transformaram o encontro em uma experiência vibrante, confirmando a necessidade de incorporar a arte de forma estrutural na formação infanto-juvenil.

A contribuição deste projeto para a educação artística se dá especialmente pela valorização da dança como instrumento privilegiado de expressão corporal, autonomia e criatividade.


Por meio do movimento, as crianças não apenas assimilaram conceitos rítmicos e espaciais, mas também exploraram emoções, histórias e modos de comunicação não verbal, ampliando seu repertório afetivo e cultural.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 02, realizada dia 06/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO C, do ensino fundamental 1:


Nos sentimos muito alegre em poder ver e transformar a sala de aula em um salão de dança, onde a turma do 4º ano pôde descobrir a magia que existe em cada movimento! Com a dedicação das educadoras – verdadeiros guias dessa aventura artística, meninos e meninas mergulharam de cabeça nessa experiência, aprendendo que o corpo também fala, e que dançar é uma forma poderosa de contar histórias, fazer amigos e soltar a imaginação.

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Cada passo, cada gesto e cada risada durante as oficinas mostrou como a dança é mais do que uma arte: é uma ferramenta encantadora para nos conhecermos melhor e expressarmos o que sentimos.


Através dessa vivência lúdica, as crianças não só ampliaram seu repertório cultural, como também ganharam confiança, aprenderam a trabalhar em equipe e descobriram novas formas de ver o mundo – de um jeito leve, criativo e cheio de vida. Dançar na escola foi como abrir uma porta para um universo de possibilidades, onde aprender é tão natural quanto dançar! 💃🎶

Essa experiência evidencia como a dança, quando integrada ao processo educativo – com o suporte fundamental da escola e da atuação qualificada dos professores, potencializa a autoestima, a consciência corporal e a capacidade de trabalhar coletivamente, fortalecendo vínculos e construindo uma aprendizagem significativa e sensível.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 03, realizada dia 07/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 2º ANO A, do ensino fundamental 1:


Quando o assunto são crianças, o que elas mais apreciam em sala de aula é, sobretudo, serem ouvidas. Isso inclui desde os pequenos detalhes que trazem de seu cotidiano até suas reflexões sobre os mais diversos assuntos.

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Nosso papel, como proposta de intervenção, é justamente escutar e alinhar os conhecimentos que elas possuem às ações que pretendemos desenvolver em conjunto. O combinado é que essa experiência seja mágica e inovadora para todos os envolvidos, criando uma coisa legal e nova juntos.


Agradecemos profundamente à diretora Meires, gestora da unidade educacional, por nos indicar a turma como a ideal para receber a oficina de dança e por nos integrar ao cotidiano pedagógico dos alunos.

Nosso muito obrigado também vai para a turma, que nos recebeu de braços abertos. Foi enriquecedor compartilhar e escutar as aspirações para o futuro, de seus conhecimentos sobre dança e de como ela se faz presente em seu dia a dia.


A contribuição de cada um de vocês foi fundamental e verdadeiramente incrível.


Até o próximo encontro!


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 04, realizada dia 07/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 1º ANO B, do ensino fundamental 1:


A chegada da oficina de dança ao 1º ano foi como plantar um jardim de possibilidades. Sob a perspectiva da Arte-Educação, nossa proposta foi cultivar, de forma lúdica e intencional, o desenvolvimento integral das crianças. A dança, nesse contexto, vai muito além de simples movimentos: ela é a linguagem secreta do corpo, que nos ajuda a crescer fortes, criativos e felizes!

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Através de brincadeiras corporais, exploramos de forma meiga e profunda:


Expressão Corporal: Para que cada criança possa contar histórias sem usar palavras, como um super-herói das emoções.


Coordenação de Movimentos: Ajudando a conquistar cada desafio motor, do pular ao equilibrar, com confiança e alegria.


Leitura de Espaço-Tempo: Ensina a navegar pelo mundo com cuidado, percebendo os amigos ao redor e o ritmo da música que guia nossa aventura.

Cálculo de Compasso: que chamamos carinhosamente de "ouvir a batidinha do coração da música". Isso introduz, de forma divertida, noções de matemática e ritmo, aguçando a escuta e a sincronia.


Este aprendizado é um presentinho para a vida toda! Ele ajuda a construir confiança, a trabalhar em grupo como uma verdadeira equipe de bailarinos e a descobrir que somos capazes de coisas incríveis.


Até a próxima pirueta!


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 05, realizada dia 27/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 5º ANO A, do ensino fundamental 1:


O segundo encontro com a turma teve como objetivo principal aprofundar os fundamentos conceituais da dança, partindo de sua conceituação básica.


A sessão iniciou-se com uma retomada dialógica dos tópicos discutidos no encontro anterior, focando nas relações subjetivas e experiências prévias dos discentes com a dança. Como estratégia para materializar e visualizar essas percepções, foi proposta uma atividade de registro imagético, na qual os(as) alunos(as) produziram desenhos em resposta ao questionamento: "O que a dança te faz lembrar?".

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A partir das produções, conduziu-se uma discussão coletiva para contextualizar e analisar os elementos emergentes, articulando-os aos conceitos teóricos em estudo. Como desdobramento, foi atribuída uma tarefa extraclasse de pesquisa, que servirá de base para a construção colaborativa de um trabalho a ser exposto em sala.

Na sequência, a aula direcionou-se para o desenvolvimento psicomotor, por meio de exercícios de coordenação motora com base em repertórios de dança circular. O encerramento foi dedicado a exercícios de alongamento integrados a brincadeiras de matriz cultural local, promovendo assim a integração grupal e o reconhecimento de expressões corporais regionais.

Os debates conceituais iniciados serão retomados e ampliados no próximo encontro.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 06, realizada dia 27/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO C, do ensino fundamental 1:


Hoje foi nosso segundo dia juntos, e foi uma festa! A gente foi brincar de descobrir o que é dança de verdade.

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Primeiro, a gente lembrou da nossa primeira aula e de como foi legal. Aí, veio a parte mais divertida: o professor pediu para todo mundo desenhar a resposta para a pergunta: "O que a dança te faz lembrar?"

A atividade iniciou com uma recapitulação dos tópicos abordados no primeiro encontro, com ênfase na relação individual dos participantes com a expressão corporal. Em seguida, foi proposta uma tarefa de representação gráfica, na qual os integrantes produziram desenhos em resposta ao estímulo: “O que a dança te faz lembrar?”.

Os resultados serviram como base para uma análise em grupo, na qual foram identificados e contextualizados elementos simbólicos e associativos presentes nas ilustrações, alinhando-os aos conceitos em discussão. Como continuidade, foi solicitada uma pesquisa externa para subsidiar a elaboração de um trabalho colaborativo a ser apresentado posteriormente.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 07, realizada dia 28/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com as turmas do ensino fundamental 1, com apresentação de expressões artísticas do folclore brasileiro:


A oficina de dança no cotidiano da escola pública, e do ensino fundamental 1, especialmente quando ancorada numa parceria estratégica e no vasto repertório do folclore brasileiro, deixa de ser um projeto paralelo. Ela se torna um núcleo gerador de significado.

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É através do movimento que as crianças aprendem sobre si, sobre o outro e sobre o país que habitam. Elas desenvolvem ferramentas cognitivas e emocionais essenciais, ao mesmo tempo que se tornam guardiãs e renovadoras da cultura popular, dançando um futuro mais integrado, expressivo e cheio de saber.


No contexto específico da criança da escola pública, muitas vezes privada de acesso a bens culturais sistematizados, a oficina de dança assume um papel democratizante e emancipatório. Ela oferece um território seguro para exploração da identidade, do potencial criativo individual e coletivo, valorizando saberes corporais que frequentemente ficam à margem do ambiente escolar tradicional.

O sucesso e a sustentabilidade das ações artísticas dependem intrinsicamente de uma relação de parceria sólida e dialógica entre o projeto de dança e a unidade escolar. Esta parceria não se resume a uma permissão para uso do espaço, mas é um tecido de colaboração contínua.


FICHA TÉCNICA:


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  • Oficina de Dança, nº 08, realizada dia 03/09/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 5º ANO A, do ensino fundamental 1:


Retomamos os trabalhos com a turma dando continuidade ao tema em discussão. Para aprofundar a troca de ideias, dividimos a classe em três grupos, cada um responsável por apresentar sua perspectiva sobre o assunto.

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Na sequência, os alunos apresentaram os trabalhos de pesquisa solicitados como atividade extraclasse. Conforme a interação foi evoluindo, as apresentações ganharam corpo, e os educandos se sentiram cada vez mais à vontade para expor suas descobertas.


Com base no tema investigado, organizamos uma mostra de resultados que sintetizou tanto os debates em sala quanto as pesquisas individuais sobre os diferentes estilos de dança típicos do Nordeste.

A dinâmica foi colaborativa: uns escreveram, outros ilustraram, diagramaram, pintaram e colaram – até que o trabalho coletivo finalmente tomou forma.


E o melhor de tudo? Toda essa troca e engajamento estão registrados nas fotos que tiramos durante o encontro.


Não deixem de conferir lá! 📸✨


FICHA TÉCNICA:


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  • Oficina de Dança, nº 09, realizada dia 03/09/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO C, do ensino fundamental 1:


Mantivemos a mesma linha pedagógico-artística proposta no período da manhã, dando sequência aos debates sobre as danças regionais, com destaque para os estilos típicos do Nordeste brasileiro.

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Como referência, utilizamos as apresentações realizadas em 28 de agosto de 2025, integradas à programação educacional da unidade – um evento que articulou ações do projeto, da escola e contou com engajamento ativo de educadores e estudantes.


A partir dessas discussões e da imersão nas expressões culturais locais, retomamos a atividade de pesquisa realizada em casa e sua conexão com a exposição colaborativa que construímos em sala.

O resultado foi um rico processo de troca e cocriação, que você pode conferir nas imagens! 📸✨


Não deixe de ver como foi esse momento!


FICHA TÉCNICA:


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  • Oficina de Dança, nº 10, realizada dia 10/09/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com as turmas do 5º ANO A e 3º ANO A, do ensino fundamental 1:


A oficina pedagógica teve como estrutura central a exploração literária, utilizando uma narrativa sobre a história da dança elaborada por um discente. Esta abordagem foi adaptada para viabilizar a integração entre duas turmas de ciclos distintos (5º ano A e 3º ano A), visando atender aos objetivos da intervenção artístico-pedagógica proposta pela unidade educacional. Paralelamente, o conteúdo da história incorporou elementos da literatura de cordel, explorando contos e características típicas do interior do sertão, o que enriqueceu o repertório cultural dos participantes.

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Do ponto de vista metodológico, a atividade foi conduzida por meio de debates dinâmicos e sessões de perguntas e respostas, que incentivaram a reflexão crítica e a participação ativa dos alunos.

Para conclusão, o trabalho enfatizou a importância do estudo teórico prévio de um estilo de dança como componente fundamental do processo criativo, posicionando este conhecimento como uma etapa indispensável e integrante dos ensaios, que antecede e qualifica qualquer apresentação cênica.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 11, realizada dia 10/09/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com as turmas do 4º ANO C, do ensino fundamental 1:


A exploração literária foi o eixo central da oficina pedagógica, que se apoiou em uma narrativa sobre a história da dança criada por uma aluna.


Para enriquecer o repertório cultural dos participantes, o conteúdo dessa história foi costurado com elementos da literatura de cordel, mergulhando em contos e características típicas do sertão.

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Metodologicamente, a atividade foi impulsionada por debates dinâmicos e sessões de perguntas e respostas, estratégias que fomentaram a participação ativa e a reflexão crítica dos discentes.


Por fim, a oficina concluiu com uma ênfase fundamental: o estudo teórico de um estilo de dança foi posicionado como uma etapa indispensável que antecede e qualifica os ensaios.

Esse conhecimento, portanto, foi apresentado não como algo separado, mas como um componente integrante e basilar de todo o processo criativo que culmina em uma apresentação cênica.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 12, realizada dia 17/09/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com as turmas do 5º ANO A, do ensino fundamental 1:


A Dança das Cadeiras, frequentemente vista como um simples passatempo infantil, revela-se uma ferramenta pedagógica de riqueza ímpar dentro de uma oficina de dança no contexto educacional. Para além da diversão, ela introduz de forma lúdica e acessível conceitos fundamentais da linguagem corporal, como a noção de ritmo, espaço e deslocamento.

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Os participantes são desafiados a sincronizar seus movimentos com a música, desenvolvendo a consciência rítmica e a escuta ativa. Simultaneamente, aprendem a navegar pelo espaço cênico, negociando trajetórias com os outros em um ambiente dinâmico e imprevisível, o que fomenta a percepção espacial e a coordenação motora.


Em um segundo momento, a brincadeira trabalha intensamente competências socioemocionais cruciais. A natureza do jogo, que envolve uma disputa gentil por um lugar, ensina a lidar com a competitividade de forma saudável, a gerir a frustração da eliminação e a celebrar as vitórias dos colegas.

A oficina de dança, portanto, transcende o ensino de passos e coreografias, utilizando a Dança das Cadeiras como um exercício de socialização, respeito às regras e trabalho em grupo. Dessa forma, ela se consolida não como um mero aquecimento, mas como uma atividade estruturante que prepara o corpo e a mente para a prática da dança, promovendo um desenvolvimento integral dos alunos.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 13, realizada dia 18/09/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com as turmas do 4º ANO C, do ensino fundamental 1:


Do ponto de vista técnico, a “Dança das Cadeiras” é um exercício fundamental para o desenvolvimento das bases da dança. Sua aplicação sistemática trabalha a consciência rítmica de forma prática, exigindo que o participante não apenas ouça a música, mas internalize sua estrutura frasal para executar a ação de sentar no momento exato em que o som cessa.

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Simultaneamente, a atividade é um treino intensivo de percepção espacial e coordenação motora. Os alunos devem calcular trajetórias em um espaço dinâmico e em constante contração, ajustando sua locomoção (seja com passos básicos, corridas ou movimentos coreografados) para evitar colisões e garantir eficiência de movimento, um princípio essencial para qualquer modalidade de dança.


Estruturalmente, a atividade serve como um laboratório para a improvisação e tomada de decisão rápida. Com a redução progressiva de cadeiras, o bailarino é compelido a reagir instantaneamente a mudanças no ambiente, um reflexo direto dos imprevistos que podem ocorrer em uma apresentação em grupo.

Além dos ganhos técnicos, a brincadeira é estrategicamente desenhada para exercitar competências socioemocionais inerentes ao palco. Ela simula, de modo controlado, situações de pressão e competição, ensinando a lidar com a frustração da "eliminação" e a gerenciar a ansiedade, enquanto reforça a importância do foco e da resiliência – atributos indispensáveis para qualquer performer.


FICHA TÉCNICA:


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  • Oficina de Dança, nº 14, realizada dia 08/10/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 2° ano A, do ensino fundamental 1:


A cerimônia de certificação que marca a conclusão da oficina de dança do 2° ano B representa um marco avaliativo significativo, transcendendo o caráter de mero encerramento. Sob uma perspectiva pedagógica, este evento atua como um instrumento de regulação das aprendizagens, validando formalmente a aquisição de competências que ultrapassam o currículo tradicional. A oficina, enquanto atividade psicomotora estruturada, foi meticulosamente planejada para desenvolver a lateralidade, a consciência espacial, o ritmo e a memória sequencial das crianças.


O certificado, portanto, funciona como um reforço positivo tangível, consolidando neuralmente as conexões entre esforço, realização e reconhecimento, o que é fundamental para a construção de uma autoeficácia robusta nesta fase de desenvolvimento.

Projetando os impactos a longo prazo, a experiência vai além do domínio psicomotor e artístico, constituindo-se como um alicerce para competências do século XXI. As funções executivas exercitadas – como controle inibitório para aguardar a vez, memória de trabalho para reter coreografias e flexibilidade cognitiva para se adaptar aos movimentos dos colegas – são preditores diretos do sucesso acadêmico futuro em disciplinas que exigem raciocínio lógico e resolução de problemas.


Dessa forma, esta certificação não encerra um ciclo, mas sim inaugura uma trajetória educacional enriquecida, onde a educação integral, alicerçada em evidências científicas, demonstra seu papel crucial na formação de indivíduos academicamente preparados e socialmente competentes.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 15, realizada dia 08/10/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 5° ano A, do ensino fundamental 1:


É com imensa alegria que celebramos a cerimônia de certificação das crianças do 5° ano A, marcando a conclusão da oficina de dança. Este momento vai muito além da simples entrega de um diploma; é o reconhecimento simbólico das primeiras grandes conquistas no ambiente escolar. Para cada criança, segurar este certificado é a materialização de seu esforço, disciplina e coragem para se expressar artisticamente.


A oficina não foi apenas sobre aprender passos, mas sobre desenvolver a coordenação motora, a consciência corporal, o trabalho em equipe e a criatividade. Este evento sela uma experiência positiva de aprendizado, reforçando a autoestima e a confiança das crianças, mostrando a elas que são capazes de aprender, criar e se superar.

Olhando para o futuro, a semente plantada nesta oficina tem um potencial transformador duradouro. As habilidades socioemocionais exercitadas na dança – como persistência, colaboração e capacidade de se apresentar em público – são alicerces fundamentais para todo o percurso educacional. Uma criança que se sente confiante e aprende a valorizar o próprio esforço tende a se tornar um aluno mais engajado e curioso. A longo prazo, essas competências transcendem os muros da escola, moldando profissionais mais adaptáveis, criativos e com uma inteligência emocional apurada.


Esta certificação, portanto, não é um fim, mas um marco inaugural que inspira uma trajetória de sucesso, mostrando que a educação integral, que acolhe as artes e o movimento, é crucial para formar não apenas bons estudantes, mas também futuros cidadãos realizados e preparados para os desafios do amanhã.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 16, realizada dia 08/10/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4° ano C, do ensino fundamental 1:


A certificação das oficinas de dança do projeto "Tem Artista Na Quebrada!" representa muito mais do que a simples conclusão de uma atividade para a turma do 4º ano C. Ela atua como um instrumento fundamental de validação e coroação de um percurso formativo único.


Este documento simbólico transforma a vivência artística em uma conquista tangível, conferindo sentido de completude ao processo e permitindo que cada criança se reconheça oficialmente como participante e produtora de cultura. É o marco que eterniza no papel a dedicação, a superação e as descobertas vividas em sala de aula.

Integrada ao desenvolvimento educacional, a certificação reforça a importância da dança enquanto conhecimento válido e essencial para a formação integral do indivíduo. Ao receberem seu certificado, os alunos do Fundamental 1 não estão apenas sendo premiados por aprenderem passos coreográficos, mas sim por terem desenvolvido habilidades como trabalho em equipe, disciplina, criatividade e autoconfiança.


Dessa forma, o momento da entrega se torna uma poderosa ferramenta pedagógica, que celebra não apenas o artista que habita cada estudante, mas também o cidadão que está em constante crescimento dentro e fora da "quebrada".


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador



  • Oficina de Dança, nº 17, realizada dia 08/10/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 1° ano B (Grupo 05), do ensino fundamental 1:


A certificação das oficinas de dança do projeto "Tem Artista Na Quebrada!" é como um carinho final na jornada da turma do 1º ano B. Mais do que um papel, esse certificado é um lembrete delicado de cada descoberta e superação vivida nas aulas.


Ele dá um lindo fechamento a esse ciclo, permitindo que cada criança sinta o valor do seu percurso e se veja, com orgulho, como um pequeno grande artista da sua comunidade.

Esta conquista vai além da dança, celebrando o crescimento de cada aluno. Ao receberem seu certificado, eles são lembrados de que desenvolveram habilidades como cooperação, criatividade e confiança, que levarão para a vida.


Esse momento especial não apenas encerra um projeto, mas sementes de autoestima e pertencimento, mostrando como a arte é uma parte fundamental e transformadora da sua educação.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador


Impactos gerados:

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O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.


📌 Acompanhem nossas mobilizações nas diferentes plataformas de mídias sociais:


1º - Site do projeto: https://www.temartistanaquebrada.com.br/


2º - Página no instagram: https://www.instagram.com/temartistanaquebrada/


3º - Página no Facebook: https://www.facebook.com/temartistanaquebrada




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