Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP: a partilha do saber descentralizada nas periferias de Valéria e Palestina, na cidade de Salvador, Bahia, ao longo de 16 encontros
- SADOQUE
- 19 de dez.
- 12 min de leitura
A Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, consistiu em encontros realizados com artistas do segmento, a fim de com a rima, contribuírem para reflexão do contexto sociocultural do qual a publico assistido pelas ações estão inseridos, demonstrando seus posicionamentos e até debatê-los entre si, acompanhada da base musical.

Com 16 aulas de 3 horas cada (totalizando 48 horas), sendo realizados 2 encontros por semana durante 8 semanas contínuas. Foram disponibilizadas 80 vagas para essa oficina. Alcançamos diretamente: 185 pessoas.
Vamos ver o que realizamos frente as ações propostas?
Oficina nº 01 – de música voltada para o RAP e TRAP, realizada dia 19/12/2024, na Rua Valéria, nº 27, Valéria, Salvador, Bahia. Sede do Tem Artista Na Quebrada!
Na tarde do dia 19/12/2024, estivemos em nossa sede situada na Rua Valéria, nº 27, a oficina iniciou de maneira interativa cada um se apresentando, contamos com o apoio do artista local Mário de Castro, artisticamente conhecido como KAMIKAZE.

Como todo bom artista, e com a singularidade da sensibilidade do olhar, Kamikaze fez rimas com elementos presentes na roda de conversa do primeiro encontro. Nos disse os significados de RAP que quer dizer “ritmo e poesia”, e TRAP que quer dizer “armadilha”.

O encontro foi mediado por Marcos Carvalho, artisticamente conhecido como MVLC. Que fez intervenções pontuais e sempre complementava as colocações do artista convidado.
Marcos destacou a importância da rádio para os diferentes segmentos musicais, parafraseando com estrofes de uma das músicas de autoria própria.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral
Mário de Castro / @kami071_ – Artista Facilitador
Marcos Leite / @marcos.vinicius.leite.carvalho – Oficineiro
Clemilda Maria / @cleomaria14 - Monitor(a)
Oficina 02 - de música voltada para o RAP e TRAP, com apoio artístico do grupo Célula Hip-Hop (18/01/2025):
A oficina aconteceu na manhã e tarde de sábado, com a participação dos artistas Everest, Elder Gold, Filip Hawkins, Alan do RAP, e Marcos Carvalho (monitor).

Na ocasião, Marcos, que na primeira fase da oficina foi oficineiro, passou para o grupo Célula Hip-Hop o como funciona a abordagem pedagógica estruturada por ele para serem aplicadas nas rodas de conversa durante os encontros, ressaltou a importância da utilização do material de apoio pedagógico (apostilas e plano de aula).

Houve troca de saber entre os artistas, pontuando as atuações para além da iniciativa, enfatizando o como a singularidade da atuação e do entrosamento cultural e artístico de cada participante tem com a arte que produz em do contexto periférico.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho - Coordenador Geral
Filipe Hawkins / @filipe_hawkins - Artista Facilitador
Elder Gold / @elder_gol - Artista Facilitador
Everest / @euoeverest - Artista Facilitador
Marcos Leite / @marcos.vinicius.leite.carvalho – Monitor
Oficina nº 03 e 04 - de música voltada para o RAP e TRAP, com apoio artístico do grupo Célula Hip-Hop, realizada no dia 01/02/2025, turmas de manhã e tarde:
A oficina iniciou com a auto apresentação dos artistas presentes, Elder Gold, Filipe Hawks, dois alunos, bem como o monitor Marcos Carvalho.
Elder explanou sobre o objetivo do encontro, a importância dele para a comunidade, e as aspirações que carregavam para o futuro.

Em meio as interações na oficina, um dos alunos apresentou algumas de suas composições, que segundo o dizer dos oficineiros o estilo dele é “Love Song”. Disso buscaram ritmo do segmento para trabalhar a rima ao vivo.
Para criar o RAP é preciso alguns elementos, como o beet, flow, rima e letra. Com esses elementos que a música RAP é composta. Claro, toda base tem um compasso.
A métrica do compasso é medida em quatro tempos, que da vez a quatro formatos, que com palavras constrói-se um verso.
O artista Gold apontou que existe um dicionário de rima, que pode ser utilizado como instrumento para construção de rima.
A oficina trabalhou a rima com temas simples, temas simples querem dizer temas construídos com o conjunto de palavras.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho - Coordenador Geral
Elder Gold / @elder_gol - Artista Facilitador
Filipe Hawkins / @filipe_hawkins - Artista Facilitador
Mikael Lucas / @mklucassoficial - Artista Facilitador
Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Monitor
Local: Associação de Moradores da Palestina
Oficina nº 05 e 06 - de música voltada para o RAP e TRAP, com apoio artístico do grupo Célula Hip-Hop, realizada no dia 06/02/2025:
Estar em meio a tantas crianças, para falar sobre um tempo que nos atravessa no cotidiano da vida em sociedade, sendo também uma das expressões da questão social dentro e fora do contexto periférico é ainda desafiador.

E como sempre é dito: se o conhecimento pode ser obtido de diversas fontes, compreendido de diversas formas, o que torna o que fizemos mais interessante para o público beneficiado?
Contamos?
Referência. Exatamente isso!
Seria meio distante ouvir de terceiros sobre problemas da conjuntura social periférica, não vivida pelos palestrantes. Funciona e acontece, mas não é a mesma coisa do olhar de quem vivencia isso dia após dia.
Na interação com o público específico, isso cria um certo tipo de conexão, que pode ser atrelado a admiração, a novidade, ou ao entendimento de que lá na frente o ouvinte também pode ser o emissor da mensagem. Serem as pessoas que darão continuidade ao trabalho realizado hoje, como somos a continuidade das pessoas que fizeram antes de nós.
Aproveitamos a ocasião para agradecer cada aluno da unidade educacional por interagir conosco, por terem participado, partilhado de suas vivências, até fizeram coro nas estrofes de músicas apresentada.
Nós, Sadoque, Elder Gold, Filipe Hawkins, nos sentimos honrados pelo dia que vivemos e trocamos figurinhas com vocês.
Gratidão!
FICHA TÉCNICA:
Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho - Coordenador Geral
Elder Gold / @elder_gol - Artista Facilitador
Filipe Hawkins / @filipe_hawkins - Artista Facilitador
Convite feito por: Daniela @daniela.horacio.14
Local: Escola Municipal Professora Olga Mettig
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 07, realizada dia 18/07/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 4º ANO A, do ensino fundamental 1:
E finalmente iniciamos a retomada das oficinas de música voltada para o rap e trap, agora, dentro de um espaço educacional, com crianças, que passarão a receber e partilhar informações acerca dos respectivos segmentos musical, sua origem, e sua correlação com a o cotidiano dos alunos e alunas.

Nessa retomada, o arte educador Sadoque, estará à frente da oficina. Enquanto primeiro ato, discutiu com a turma sobre o conceito básico da música, seu histórico com arte e cultura, seu objetivo na unidade educacional, a importância de iniciativas de cunho artístico pedagógico para o desenvolvimento educacional.
Com na maioria das turmas, os alunos interagiram, falaram sobre o que sabem, dos artistas que existem entre os familiares, das carreiras que pretendem seguir, dos segmentos musicais que gostam.
Combinamos de no próximo encontro passar uma atividade para casa, e assistirmos um vídeo aula sobre o tema a ser discorrido objeto da oficina.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 08, realizada dia 18/07/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO D, do ensino fundamental 1:
O entusiasmo não foi diferente com a segunda turma que receberá as oficinas de música. A abordagem pedagógica foi readaptada para o público e faixa etária, sem fugir da metodologia principal, que é a partilha de saber sobre o RAP e o TRAP.

Esse primeiro contato, nos atemos a apresentar o projeto, onde a oficina está alocada nas ações, a importância de se discutir esse assunto em sala de aula, a lei que possibilitou a chegada do projeto na unidade educacional, financiamento dentre outros.
Eu, Sadoque, enquanto arte educador tomei a liberdade de desenvolver com os alunos e alunas um instrumento de interação, que é pedir para cada aluno se apresentar, e além disso dizer o que carreira pretende seguir no futuro; e assim fizeram.
Perguntei sobre o segmento musical que mais gostavam. Uns disseram sertanejo, outros pop, funk, pagode, gospel, reggae, até quem dissesse que gosta de todos os segmentos (eclético).
Disso fui indagando: por que vocês gostam? E assim, fizemos com que aquele encontro fosse tido como um espaço para que eles e elas falassem, falassem da realidade, da relação deles com a música, do que a música os faz sentir.
Ao longo do projeto introduzimos assuntos sensíveis, como: exploração do trabalho infantil, do ECA, nessa turma em específico sentimos a necessidade de falar sobre exploração sexual infantil, com a partilha de adesivos enquanto instrumento de aproximação, e solicitei que eles lessem mais a respeito, buscassem informação.
Concluí o encontro agradecendo e lembrando do próximo encontro na semana seguinte.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 09, realizada dia 25/07/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 4º ANO A, do ensino fundamental 1:
Nosso segundo teve que ser breve, deu tempo de entregar os termos de autorização de uso de imagem, as apostilas, seguida da leitura e explanação das informações, e apresentação de trabalho de pesquisa passado em encontro anterior sobre a Lei Rouanet.

No embalo do dia, estava programado uma apresentação em homenagem aos avós de alunos e alunas, da unidade educacional, que tivemos a honra de participar.
Claro, a apresentação foi ideia da professora com orientação da direção da unidade educacional.
Sabemos de uma coisa: foi lindo o que foi feito, como foi feito, para quem foi feito.
Feliz dia dos avós para cada vovô e vovó!
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 10, realizada dia 25/07/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO D, do ensino fundamental 1:
A tarde a aula foi mais fluída, conseguimos pegar a turma no primeiro horário (antes da merenda), e aplicamos a aula. Discutimos sobre música, sobre RAP, montamos até letras com palavras que foram ditas ao longo do encontro.

Entregamos também a apostila, e termos de autorização de uso de imagem, e orientamos que entregassem aos pais.
Demos continuidade ao encontro passando outro trabalho de pesquisa, que eles farão sobre artistas de RAP, no bairro de Valéria, ou se preferirem, os que eles gostam de escutar.
Ao longo da aula, cada um deles apresentou sobre o que vem a ser a Lei Rouanet, suas nuances, sua relação com o projeto, a oficina, a rede de apoio, o papel do Instituto Cultural Vale.
E assim fomos discutindo e debatendo diferentes entendimentos do mesmo assunto.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 11, realizada dia 01/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 4º ANO A, do ensino fundamental 1:
O encontro foi marcado pela continuidade da aula do último encontro, dada pela mostra de vídeo aula explanando sobre as diferenças do Hip Hop e o Trap, sua relação, surgimento, e suas adaptações ao longo dos anos.

Enquanto proposta de intervenção propomos aos alunos que enquanto a aula estivesse sendo apresentada, acompanhada da apostila, e discussões sobre o tema em encontros anteriores, iríamos montar um trabalho para ser exposto em sala de aula.
Contentes com a proposta de escrever, cobrir, pintar, desenhar, colocamos a mão na massa e fomos materializar o nosso trabalho de pesquisa, e mostra de resultado dos assuntos discutidos em sala de aula.
Combinamos de no próximo encontro colarmos as imagens de artistas de rap da Bahia e do Brasil. A pesquisa das imagens foi passada enquanto atividade para casa.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 12, realizada dia 01/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO D, do ensino fundamental 1:
Pela tarde iniciamos o encontro explanando a cerca do trap, suas nuances, sua relação com o TRAP, e alguns artistas que cantam essa arte. Inclusive, os alunos apontaram e falaram alguns desses artistas.

Apesar de o modo de introduzi-los a realização de um trabalho mostra de resultados do que foi aprendido ao longo dos encontros, ser diferente do da turma da manhã, nos valemos das pesquisas realizadas pelos alunos e alunas, combinado as informações da apostila, e fomos desenvolver o tão almejado e disputado trabalho.
Preparamos lápis, hidro cor, giz de cera, e lá fomos nós, montando o que virá a ser a nossa mostra de ação materializada dessa atividade coletiva.
Claro, não seria de bom tom ter um trabalho desse calibre, sem imagem de artistas, o que resultou em uma nova atividade pra casa, que é pesquisar fotos de artistas, e trazer para o próximo encontro.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 13, realizada dia 08/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 4º ANO A, do ensino fundamental 1:
A proposta do encontro se deu pela continuidade e finalização do trabalho de pesquisa, e mostra de resultado, do conteúdo abordado ao longo dos encontros.

A atividade prática foi desenvolvida com recorte de imagem de artistas pesquisados pelos alunos, decoração, pintura, cola, e muito debate sobre a história de cada artista, ao longo da realização da atividade.
Acreditamos que o papel artístico pedagógico pautado na metodologia da oficina foi alcançado, uma vez que a proposição foi atendida pelos alunos(as), e a participação ativa em cada ação.
Notamos também que os/as mesmos(as) despertam maior interesse por atividades práticas, e nelas obtém maior concentração e se voluntariam a fazer, é como se fosse um desafio pessoal para cada um, e se divertem falam sobre o que estão fazendo, e suas nuances.
É magnífico viver e perceber todo esse potencial em sala de aula.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 14, realizada dia 08/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO D, do ensino fundamental 1:
A turma da tarde, é aquela turma que já vem descansados de casa, com mais energia pra gastar, e não muito diferente das outras turmas, demonstram mais interesse por atividades práticas, e no desenvolvimento da atividade, nos é possível comentar e discutir a temática proposta.

Nessa atividade em específico, se deu por meio da finalização do trabalho de pesquisa, que passou a ser uma mostra de resultado que ficaria em sala de aula.
Nossos aliados foram: fotos de artistas, tesoura, cola e pincel.
Propor o trabalho de pesquisa, reforça a concentração na busca de informação, na variação de dados, seleção de imagens, no histórico daquilo que está sendo pesquisado (no nosso caso, o artista). Debater isso em sala de aula trabalha a apresentação e defesa conceitual das informações levantadas.
Em alguns casos leva o estudante a pensar: que tipo de arte, e artista estou consumindo?
O resultado, as imagens mostram.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 15, realizada dia 15/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 4º ANO A, do ensino fundamental 1:
É com grande honra que celebramos a formação de mais uma turma da oficina de música voltada ao rap e trap. Ao longo de cinco encontros intensos e produtivos, testemunhamos o empenho e o talento de nossos alunos, que mergulharam de cabeça no universo da história de artistas, da batida e da poesia marginal, das pesquisas sobre rap e trap.

Essa oficina só foi possível graças à contribuição fundamental do apoio institucional recebido pela unidade educacional, que acredita no poder potencializador da arte e da música como ferramentas de expressão, crítica social e desenvolvimento de habilidades, abril as portas para a nossa iniciativa.
Nossos sinceros agradecimentos são estendidos as dedicadas professoras, verdadeiras mentoras que compartilharam não apenas técnica, mas também histórias e inspiração, criando um ambiente de confiança e aprendizado mútuo.
A energia e o envolvimento de cada aluno foram a verdadeira força motriz em nossos encontros, resultando em uma experiência rica e cheia de significado, risadas, discussões, reflexões, muita cumplicidade.
Agradecemos profundamente a todos os parceiros e à comunidade escolar por mais esta conquista, que reforça nosso compromisso em oferecer oportunidades que reverberam para muito além da sala de aula.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Oficina de Música voltada para o RAP e TRAP, nº 16, realizada dia 15/08/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 4º ANO D, do ensino fundamental 1:
É com imenso orgulho e um profundo sentimento de honra que concluímos mais um ciclo da oficina de rap e trap a segunda turma a receber nossa segunda chamada para oficina de música.

Durante cinco encontros enriquecedores, o ritmo dos beats e a potência das rimas ecoaram pelos nossos espaços, revelando histórias e talentos através da música. O envolvimento dos alunos foi verdadeiramente inspirador, cada letra escrita, cada flow ensaiado foi testemunha da coragem e dedicação em dar voz aos seus pensamentos e realidades.
A nossa metodologia de intervenção, desenvolvido em sala de aula, é um reflexo claro do comprometimento nosso, e da unidade educacional em fomentar iniciativas que conectam a arte urbana com a educação, criando pontes para o autoconhecimento e o empoderamento juvenil.
Gostaríamos de estender nosso profundo agradecimento as incríveis professoras, que atuaram como facilitadores e verdadeiros catalisadores de criatividade, guiando a turma com maestria e paixão. Sua expertise e entrega foram pilares para o sucesso desta jornada.
As representantes da unidade educacional, o reconhecimento por abraçar e fornecer a estrutura necessária para que a cultura periférica ganhe palco e respeito dentro do ambiente escolar. Esta parceria de sucesso, entre educandos, educadores e instituição, fortalece nossa comunidade e prova que a educação também se faz escutando e dando voz à juventude.
Muito obrigado a todos que atuaram para concretização desta conquista possível.
FICHA TÉCNICA:
Sadoque - SCO / @sadoquecarvalho – Coordenador Geral e Arte Educador
Impactos gerados:

O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.
📌 Acompanhem nossas mobilizações nas diferentes plataformas de mídias sociais:
• 1º - Site do projeto: https://www.temartistanaquebrada.com.br/
• 2º - Página no instagram: https://www.instagram.com/temartistanaquebrada/
• 3º - Página no Facebook: https://www.facebook.com/temartistanaquebrada
• 4º - Página no linkedin: https://www.linkedin.com/showcase/temartistanaquebrada
• 5º - Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@temartistanaquebrada
#institutoculturalvale #bahia #rouanetnasfavelas #bairro #nordeste #temartistanaquebrada #produção #valéria #bastidores #salvador #escolamunicipalprofessorafonsotemporal #empat #arteeducação #professor #professora #vale #OficinadeMúsica #arte #cultura #viral #EscolaMunicipalProfessoraOlgaMettig #AssociaçãodeMoradoresdaPalestina #Palestina




























































































































































































































Comentários