Equipe de Mobilização do projeto Respeito é Nosso Direito, na 22ª Parada LGBTQIAPN+ (2025), em Salvador, Bahia: Garantir Direitos é Celebrar a Vida e Lutar por Respeito
- SADOQUE
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Salvador realizou mais uma edição de um dos eventos mais importantes do calendário cultural e político da cidade: a 22ª Parada LGBTQIAPN+ da Bahia. Mais do que uma festa vibrante, repleta de cores, música e alegria, a Parada é um ato político de resistência, visibilidade e afirmação da cidadania. É um grito coletivo que ecoa pelas ladeiras e avenidas, lembrando a toda a sociedade que existir e amar com orgulho é um direito humano fundamental.

Neste contexto de celebração e luta, a garantia e a promoção dos direitos humanos tornam-se pilares absolutamente essenciais. A data é um poderoso lembrete de que, apesar dos avanços, a comunidade LGBTQIAPN+ ainda enfrenta diariamente o preconceito, a discriminação e a violência. Garantir que todos possam celebrar sua identidade com segurança e liberdade não é um favor, mas uma obrigação do Estado e de toda a sociedade.
Reconhecendo este dever, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Estado da Bahia tem atuado de forma proativa para transformar o princípio da dignidade humana em ações concretas. Um exemplo notável dessa atuação é o projeto “Respeito é Nosso Direito”, executado pela Pontos Diversos. Esta iniciativa é um farol de esperança e um instrumento prático de emancipação e empoderamento social.
O projeto funciona como um braço extensionista da SJDH/BA, indo onde as pessoas estão.
Durante a Parada e ao longo de todo o ano, iniciativas como esta são vitais. Elas demonstram que o poder público não apenas reconhece a existência da população LGBTQIAPN+, mas também se compromete ativamente com o seu bem-estar e com a defesa intransigente de seus direitos.
Que a festa seja gigante, que o amor seja livre e que o respeito, de fato, seja reconhecido como um direito de todos e todas. A Bahia segue mostrando que a diversidade é sua maior força, e que garantir direitos humanos é o caminho para uma sociedade verdadeiramente justa e feliz.
Viva a diversidade! Viva a 22ª Parada LGBTQIAPN+ da Bahia!











Comentários