top of page

Oficina LerComunica de leitura e literatura: as contribuições para educação de crianças e adolescentes no bairro de Valéria, Salvador, Bahia, em 2 meses de realização

Atualizado: 27 de abr.

A oficina LerComunica é uma ação de cunho artístico pedagógico, que tem sua metodologia pautada na leitura e debate de obras literárias nacionais, visando construir processos reflexivos, com diálogos, desenhos, narrativas, sobre a importância da leitura e literatura na construção de seus conhecimentos cognitivos e o interesse pelo significado das

palavras.

ree

Era 17 de fevereiro de 2025, e buscávamos espaços para realizar as ações de desenvolvimento das oficinas. E eu, Sadoque, fui a Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no bairro de Valéria, Salvador, Bahia, conversar com a direção e a coordenadora pedagógica da unidade educacional, pedir para realizarmos ao menos quinze encontros voltados ao aprimoramento introdutório com a leitura, suas nuances a serem trabalhadas.


Como a direção da unidade educacional me conhecia de eu ser ex aluno, e de ter morado por um tempo nas redondezas, elas aceitaram. Claro, pontuaram que a oficina precisaria ser realizada com as turmas do 5º ano, na unidade educacional. Dissemos, que tudo bem.


Vamos ver o que realizamos nas ações, resultante dessa parceria?


  • Oficina nº 01 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 18/02/2025, no Centro Educacional Paulo VI, no turno vespertino, com a turma do reforço escolar:


A primeira oficina das ações voltada a intervenção de leitura e literatura na comunidade de Valéria, honrosamente aconteceu no Centro Educacional Paulo VI, trabalho social voltado a educação infantil, realizado pela Ação Social das Ancilas do Menino Jesus, e que tem como gestora do espaço, a Ir. Jacira Queiroz, e Secretária a Ir. Ana Aparecida, irmãs que permitiram a realização da ação com os alunos do reforço escolar na unidade educacional.

ree

A proposição pedagógica teve início com auto apresentação da equipe técnica presente, e apresentação do trabalho. Como na unidade educacional foi uma ação única, preparamos um tipo de abordagem que resumisse nosso trabalho, mas que imprimisse a dimensão dele na realidade educacional e de vida dos meninos e meninas que participaram.


Dentro desse aspecto socioeducacional o oficineiro Marcos, realizou a contação de história, e passou a dinâmica para os alunos e alunas criarem microcontos, e depois um a um iria contar a história que criou para os colegas.

Enquanto isso Clemilda Maria, passava a lista de presença, que é para nós instrumento de verificação, uma das peças que atestam a realização da ação, e que estivemos na unidade

educacional. Ação que serve para transparecer nosso trabalho.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral

Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 02 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 20/02/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO – C (4ª SÉRIE):


A oficina inicia com Sadoque (coordenador geral) se apresentando, e falando o que é o projeto, os mecanismos ao qual o projeto foi inserido para ser executado, a fonte de financiamento, a importância da abordagem pedagógica, dentro do contexto educacional da Escola Municipal Professor Afonso Temporal.

ree

A direção da unidade educacional se fez presente na pessoa de Meires dos Santos, e Amilton Santana, que fizeram uma pequena fala sobre o porque de terem aceitado o trabalho a ser realizado na unidade educacional.


Após a explanação administrativa da coordenação, a fala foi passada para equipe técnica que fez a auto-apresentação. Equipe composta por: Sadoque – Oficineiro 01, Marcos - Oficineiro 02, Clemilda Maria Monitor(a), Priscila Mota – Interprete de LiBras.

Sadoque retoma a fala pontuando sobre os tipos de leitura: *Leitura Visual, *Leitura de Reconhecimento, *Leitura de Interpretação, *Braile, *LiBras – leitura por símbolos. Com essa explanação sobre os tipos de leitura, Sadoque passa a palavra para Marcos, que deu continuidade a abordagem pedagógica.


Sobre a premissa e entendimento dos aspectos dos diferentes tipos de leitura, Marcos juntamente com os alunos, trabalharam na construção de microcontos, cada aluno teve a

atividade atribuída de com sua escrita, sua vivência, e sua interpretação, escrever um parágrafo conto que levou o título de A Raposa e o Guaxinim.


FICHA TÉCNICA:

Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Arte Educador

Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 03 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 21/02/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 5º ANO – B (4ª SÉRIE):


Na manhã de sexta-feira, fomos recebidos pelos alunos e alunas de Lindaura da Silva, educadora da unidade educacional que nos deu suporte no desenvolvimento da ação de nº 03 da Oficina LerComunica.

ree

Iniciamos mais uma vez a abertura da ação, na pessoa de Sadoque, que enquanto coordenador geral, se apresentou e pontuou o que era o projeto, e os objetivos da abordagem pedagógica na unidade educacional e com as turmas do 5º ano, nos dias de terça, quinta e sexta-feira.


A ocasião possibilitou que falassem sobre o que era a Lei Rouanet, o Edital Rouanet Nas Favelas, quem era o Instituto Cultural Vale e sua contribuição na realização da iniciativa.

Depois da explanação de todo o contexto burocrático, a fala é passada para a equipe técnica ali presente para se apresentar. E a fala foi continuada com a auto apresentação de Marcos – Oficineiro 02, Clemilda Maria – Monitor(a), e Priscila – Interprete de LiBras que nos acompanhará ao longo do desenvolvimento das ações.


Marcos toma para si a continuidade da abordagem pedagógica trabalhando com os alunos a construção da memória favorita dos alunos e alunas. Seguindo a dinâmica da construção do micro contos. Dessa vez, essa construção seguiu e se formou a partir de três aspectos de leitura: Leitura Visual; Leitura de Reconhecimento; *Leitura de Interpretação, que foi explanado por Sadoque enquanto oficineiro 01.


O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 4 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 11/03/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO C, do fundamental 1:


Tratando-se de uma turma que não foi alcançada antes dos festejos de Carnaval de Salvador, ficamos de retomar os encontros na unidade educacional, na segunda semana depois do carnaval.

ree

Apresentamos o conceito geral do projeto, nos apresentamos enquanto equipe técnica a ministrar a oficina, falamos de toda a rede envolvida na realização do projeto, mecanismos de transparência e a importância da participação dos alunos e alunas.


Entregamos fichas de inscrição e apostilas para essa, que é a terceira turma que recebe a oficina na grade educacional ao longo dos próximos dias.

Contextualizamos os três aspectos basilares da leitura:


1º - Leitura Visual;

2º - Leitura de Reconhecimento;

3º - Leitura de interpretação.


Cada tipo de leitura será aprofundado em dinâmicas a serem apresentadas e realizadas pelos anos(as) em encontros futuros.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral

Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Vitor Richa / @vitorrochaa7 Interprete de LiBras



  • Oficina nº 5 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 12/02/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO D, do fundamental 1:


Ao retomarmos os encontros, e fazer recapitulação de assuntos que foram explanados no primeiro contato que tivemos, seguimos para o aprofundamento e conceituação básica do que vem a ser a Leitura Visual.

ree

Propomos para os alunos que eles fizessem desenhos que de coisas que eles viam no dia a dia, e entendessem como sendo artístico ou cultural, independente do que fosse, e transformasse a coisa imaginada por eles em desenho, enquanto maneira de materializar as percepções visuais.


As perguntas tomaram conta da sala de aula: como? Quem? por que? o que é arte?

Despertar a curiosidade a partir da atividade proposta serve enquanto meio de interação, e aguçamento do ordenamento das ideias e das informações que os alunos recebem a partir do que imaginam.


Claro, tudo precisou ser leve, ser dinâmico, ser segundo o entendimento deles.


Deixamos claro que o desenho não precisava estar mil maravilhas, mas que dissesse alguma coisa a partir da visualização.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral

Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 6 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 14/03/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 5º ANO B, do fundamental 1:


Sendo o segundo encontro da turma, seguimos para o aprofundamento e conceituação básica do que vem a ser a Leitura Visual. E o como essa leitura está atrelada ao nosso modo de ver entender o mundo a nossa volta.

ree

A nossa abordagem pedagógica se voltou a materialização da leitura visual por meio de desenhos que descrevessem o como os alunos e alunas veem a arte no cotidiano, que podia ser um capoeirista, um jogador de futebol, uma atriz, uma borboleta, tudo aquilo que a imaginação deles mostrassem a eles, a partir do olhar voltado a coisas do cotidiano.

Dentro desse aspecto distribuímos as apostilas para que passassem a acompanhar as ações, em seguida entregamos uma folha em branco, para que eles, do jeito deles, fizessem seus desenhos.


Complementamos as instruções lembrando que todo atrista assina sua obra, para que os alunos colocassem o nome em seus desenhos antes de entregar aos oficineiros.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral

Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 7 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 18/03/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO C, do fundamental 1:


Sendo o segundo encontro com a turma, desenvolvemos com eles atividade voltada a compreensão do que vem a ser a Leitura Visual, contextualizando esse tipo de leitura com a realidade a qual encontram-se inseridos, dando como exemplo o bairro Valéria.

ree

Em seguida, a orientação foi que eles desenhassem, segundo as percepções visuais do cotidiano deles, tudo aquilo que eles veem e consideram como sendo arte. Fosse os pais, fosse um capoeirista, trancista, jogador, borboletas, arvore, ou até a produção de origami.

Complementamos as instruções lembrando que todo atrista assina sua obra, para que os alunos colocassem o nome em seus desenhos antes de entregar aos oficineiros.


Disso fomos contextualizando o intuito da atividade, e explanamos que o que fizeram foi materializar a leitura visual da própria realidade, e o como cada um lê as informações que recebem a partir do que veem.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 8 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 20/03/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO D, do fundamental 1:


Sendo o terceiro encontro com a turma, desenvolvemos com eles atividade voltada a compreensão do que vem a ser a Leitura de reconhecimento, contextualizando esse tipo de leitura com os aspectos de leitura de informações, e a familiarização linguísticas além do despertar para o significado das palavras.

ree

Em seguida, o oficineiro Marcos explanou sobre o que vinha a ser o dicionário, a sua importância para a leitura e a pesquisa dos significados das palavras.


Entendendo essa busca em saber o significado das palavras como sendo um meio de conhecer e reconhecer os diferentes sentidos que elas ganham diante das dimensões do entendimento que se ganha.

Dessa vez, a atividade proposta foi a produção textual, com uma folha que continha o seguinte questionamento: O QUE É ARTE PARA VOCÊ?


Os educandos produziram um texto descrevendo o que para cada um deles, segundo as experiências que tiveram ao longo da vida, eles entendiam como sendo arte.

A nossa equipe deu suporte para os alunos que tiveram dificuldade de compreensão, e para elabora o texto.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 9 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 21/03/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno matutino, com a turma do 5º ANO B, do fundamental 1:


Sendo o terceiro encontro com a turma, desenvolvemos com eles atividade voltada a compreensão do que vem a ser a Leitura de reconhecimento, contextualizando esse tipo de leitura com os aspectos de leitura de informações, e a familiarização linguísticas além do despertar para o significado das palavras.

ree

Sadoque explanou sobre a importância do dicionário no processo de reconhecimento das palavras, ao, a partir do entendimento dos significados constitui-se alí a familiarização, ao mesmo tempo em que o vocabulário passa a ser ampliado.


Como aplicado no dia anterior, a atividade proposta foi a produção textual, com uma folha que continha o seguinte questionamento: O QUE É ARTE PARA VOCÊ?

Seguindo orientações os educandos produziram um texto descrevendo o que para cada um deles, segundo as experiências que tiveram ao longo da vida, eles entendiam como sendo arte.


Ao concluir as atividades fizemos um sorteio de dois livros do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, os ganhadores vocês podem ver na última foto do post.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Marcos Carvalho / @marcos.vinicius.leite.carvalho - Oficineiro 02

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 10 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 25/03/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO C, do fundamental 1:


As ações afirmativas desenvolvidas ao longo dos encontros tiveram uma sequência artístico pedagógico de transmissão do saber. Valendo-se de inúmeros de inúmeros instrumentos de aproximação.


Por vezes pela entrega de tatuagens, por vezes com a entrega de adesivos, por vezes pelo sorteio de livros, nos diferentes encontros.

ree

A alegria contagia as crianças que se envolvem pela diferença da intervenção dentro do calendário escolar e que complementa as ações de educação.


Enquanto sequência dos nossos encontros nessa turma, trabalhamos a leitura de interpretação, que foi expressada e materializada por meio da produção textual, que cada

aluno fez respondendo ao seguinte questionamento: o que é arte para você?

Claro, discutimos acerca do tema, da importância dele para a leitura e literatura, e o como esse tipo de leitura está atrelada as vivências cotidianas.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 11 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 27/03/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno vespertino, com a turma do 5º ANO D, do fundamental 1:


Os encontros de quinta-feira, são os mais barulhentos possível. E a turma se entrega as atividades propostas.

ree

Nesse encontro, trabalhamos com eles a leitura de interpretação, que vai ver a conceituação básica na imagem 02 desse post.

A dinâmica da vez envolveu a leitura, que se desenvolveu da seguinte forma:


1º - cada aluno foi na frente dar sala mostrar como anda a leitura;


2º - a turma fazia avaliação de o como achavam o tipo de leitura do colega que iam para frente, e a partir disso apontávamos o nível que o colega se encontrava;


3º - Todos liamos a definição básica do conceito básico do que vinha a ser a leitura de interpretação;


Disso realizamos o sorteio de dois livros sobre Estatuto da Igualdade Racial e de Combate a Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.


Por fim, combinamos de dar continuidade a leitura na próxima aula.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 12 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 04/04/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno MATUTINO, com a turma do 5º ANO B, do fundamental 1:


A dinâmica do encontro alicerçado na abordagem artístico pedagógico, preocupou-se em trabalhar a leitura interpretativa. Valendo-se da conceituação básica do que vem a ser esse tipo de leitura, suas protoformas, com o que ela se preocupa, e o como os educandos podem treinar essa leitura no cotidiano.

ree

Passos:


1º - O educador explanou sobre o tema do encontro e sua relação com os outros temas.


2º - Os alunos iam para a frente da sala ler pequenos parágrafos de acervo literário da unidade educacional.


3º - Os alunos avaliavam a leitura de cada pessoa que ia na frente fazer a leitura dos parágrafos.


4º - Juntos pontuávamos como a leitura poderia ser melhor e os caminhos para tanto.

Aproveitamos a ocasião para falar sobre a entrega do certificado na semana seguinte enquanto atividade conclusiva do encontro com a turma.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 13 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 04/04/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno VESPERTINO, com a turma do 5º ANO C, do fundamental 1:


A dinâmica do encontro alicerçado na abordagem artístico pedagógico, preocupou-se em trabalhar a leitura interpretativa. Valendo-se da conceituação básica do que vem a ser esse tipo de leitura, suas protoformas, com o que ela se preocupa, e o como os educandos podem treinar essa leitura no cotidiano.

ree

Passos:


1º - O educador explanou sobre o tema do encontro e sua relação com os outros temas.


2º - Os alunos iam para a frente da sala ler pequenos parágrafos de acervo literário da unidade educacional.


3º - Os alunos avaliavam a leitura de cada pessoa que ia na frente fazer a leitura dos parágrafos.


4º - Juntos pontuávamos como a leitura poderia ser melhor e os caminhos para tanto.

Notamos que haviam poucos alunos presentes na aula, do turno vespertino, e ficamos de continuar a aula no dia 08/04/2025 da semana seguinte.


Aproveitamos a ocasião para falar sobre a entrega do certificado enquanto atividade conclusiva do encontro com a turma.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 14 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 08/04/2025 e 10/04/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno VESPERTINO, com a turma do 5º ANO C, do fundamental 1:


Como combinado com a turma, teríamos 5 encontros, o ultimo com a entrega dos certificados.


Como no encontro do dia 04/04/2025 haviam poucos alunos, repetimos a oficina de leitura de interpretação no dia 08/04/2025, deixamos para fazer a entrega dos certificados no dia 10/04/2025.

ree

Ao longo dos encontros debatemos os diferentes aspectos de leitura, que casavam sempre com as aulas de português da unidade educacional, e para não interferir na grade curricular dos alunos(as).


Diversas atividades e dinâmicas foram propostas e realizada pelos educandos, que se envolveram com muito entusiasmo.

Ressaltamos que nossa intervenção de cunho artístico pedagógico com a Oficna LerComunica de leitura e literatura, fez conceituação introdutória com os alunos no universo da leitura para além do livro, e com o livro.


Debatemos as diferentes formas de entender e perceber o mundo a nossa volta, os processos para se construir uma história.


Muitos desses alunos receberam o primeiro certificado por meio de nossas ações.


Foi para nós duas tardes magnífica, ver o brilho nos olhos, o sorriso, a satisfação de se sentirem avançando, adquirindo e partilhando conhecimento.


Registramos o nosso MUITO OBRIGADO a cada um de vocês.


Carinhosamente,

Sadoque – Arte Educador.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 15 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 10/04/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno VESPERTINO, com a turma do 5º ANO D, do fundamental 1:


No 5º e último encontro com a turma, falamos sobre o certificado e a importância dele para a nossa construção social, e a nossa percepção enquanto indivíduos. Que ao receberem o certificado, recebiam parte da história, do 1º projeto aprovado nos moldes da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, no bairro de Valéria, Salvador, Bahia.

ree

Ao longo dos encontros debatemos os diferentes aspectos de leitura, que casavam sempre com as aulas de português da unidade educacional, tendo cuidado para não interferir na grade curricular dos alunos(a).


Diversas atividades e dinâmicas foram propostas e realizada pelos educandos, que se envolveram com muito entusiasmo.

Ressaltamos que nossa intervenção de cunho artístico pedagógico com a Oficna LerComunica de leitura e literatura, fez conceituação introdutória com os alunos(as) no universo da leitura para além do livro, e com o livro.


Debatemos as diferentes formas de entender e perceber o mundo a nossa volta, os processos para se construir uma história, com tais elementos.


Muitos desses alunos receberam o primeiro certificado por meio de nossas ações.


Foi um dia magnífico, ver o brilho nos olhos, o sorriso, a satisfação de se sentirem avançando, adquirindo e partilhando conhecimento.


Registramos o nosso MUITO OBRIGADO a cada um de vocês.


Carinhosamente,

Sadoque – Arte Educador.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 16 – LerComunica – leitura e literatura, realizada dia 11/04/2025, na Escola Municipal Professor Afonso Temporal, no turno MATUTINO, com a turma do 5º ANO B, do fundamental 1:


A manhã de sexta-feira do 5º e último encontro com a turma, foi diferente. Falamos sobre o certificado e a importância dele para a construção social, e a nossa percepção enquanto indivíduo.


Que ao receberem o certificado, recebiam parte da história, do 1º projeto aprovado nos moldes da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, no bairro de Valéria, Salvador, Bahia.

ree

Ao longo dos encontros debatemos os diferentes aspectos de leitura, que casavam sempre com as aulas de português da unidade educacional, tendo cuidado para não interferir na grade curricular dos alunos(a).


Diversas atividades e dinâmicas foram propostas e realizada pelos educandos, que se envolveram com muito entusiasmo.

Ressaltamos que nossa intervenção de cunho artístico pedagógico com a Oficna LerComunica de leitura e literatura, fez conceituação introdutório com os alunos(as) no universo da leitura para além do livro, e com o livro.


Debatemos as diferentes formas de entender e perceber o mundo a nossa volta, os processos para se construir uma história.


Muitos desses alunos receberam o primeiro certificado por meio de nossas ações.


Foi um dia magnífico, ver o brilho nos olhos, o sorriso, a satisfação de se sentirem avançando, adquirindo e partilhando conhecimento.


Registramos o nosso MUITO OBRIGADO a cada um de vocês.


Carinhosamente,

Sadoque – Arte Educador.


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras



  • Oficina nº 17 – Oficina LerComunica – leitura e literatura, agradecimento pelo apoio e parceria ao Centro Educacional Paulo VI, na ação realizada dia 15/04/2025, no turno VESPERTINO, com a turma do Auxílio às Disciplinas Essenciais:


As representantes e professoras do Centro Educacional Paulo VI,


É com muita gratidão que escrevemos para agradecer a oportunidade de realização da ação n° 01 e 17, da oficina LerComunoca de leitura e literatura, no espaço acolhedor da unidade educacional.

ree

O apoio de vocês foi fundamental para levar adiante um projeto que acreditamos ser instrumento para viabilizar a democratização da educação artística, e o fomento à inovação artístico pedagógico em contexto periférico.


O compromisso do Centro Educacional Paulo VI, com a inovação e a inclusão ficou evidente ao viabilizar um espaço onde crianças e pré-adolescentes puderam explorar sua criatividade, expressar-se livremente e vivenciar a arte como ferramenta de empoderamento.

ree

Sabemos que iniciativas como essa só são possíveis quando há instituições realmente comprometidas, que enxergam na educação um caminho para a construção de futuros mais plurais e equitativos.


Os sorrisos, a participação ativa e os resultados alcançados durante a oficina são um testemunho do impacto positivo que essa parceria gerou. Esperamos que possamos continuar colaborando em iniciativas futuras, sempre com o mesmo propósito de impactar vidas por meio da educação e da arte educação.


Mais uma vez, nosso mais sincero obrigado por acreditarem no nosso trabalho e por fazerem parte dessa jornada.


Com apreço, Tem Artista Na Quebrada!


FICHA TÉCNICA:


Sadoque Carvalho / @sadoquecarvalho Coordenador Geral e Arte Educador

Clemilda Maria / @cleomaria14 Monitor(a)

Priscila Mota / @pmsantos_tilsp Interprete de LiBras


O projeto Tem Artista Na Quebrada! é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Edital Rouanet Nas Favelas, do Ministério da Cultura, Governo Federal.


Comentários


PREENCHA E RECEBA TODAS AS ATUALIZAÇÕES

Obrigado pelo envio!

© 2017 - 2025  - Todos os direitos reservados à SADOQUE.

MÍDIAS SOCIAIS

  • icon-g-instagram
  • icon-g-facebook
  • icon-g-youtube
  • TikTok
  • icon-g-linkedin
  • icon-g-twitter
  • Spotify
  • icon-g-whatsapp

Desenvolvido por:

logo-josue-lustosa.png
bottom of page